Criando um curso

Cinco passos na criação de um curso

A seção "Autores" fornece todos os procedimentos para

Qualquer destes procedimentos é acessado selecionando-o no menu suspenso "Procedimento" no topo da tela DEPOIS que um voluntário está registrado e conectado. (É por isso que o registro é necessário.)

Procedimentos da PEOI

Os procedimentos tornam possível criar ou fazer alterações em conteúdo de curso que esteja salvo numa pasta temporária até que o trabalho seja verificado e movido para a pasta permanente. Isto permite a qualquer autor registrado, pessoal ou membro da direção trabalhar em arquivos enquanto minimiza o risco de erros em alterações no conteúdo de curso, o que estaria presente se acesso direto fosse possivel com FTP, Telnet ou SSH. Essa abordagem também evita colocar todo o processamento e manipulação de arquivos nas mãos de um webmaster. Como observado abaixo, registros são mantidos do local e progresso feito em todos os arquivos de curso, e os procedimentos da PEOI são projetados para mover arquivos para seu local pretendido.

Os procedimentos na PEOI são especificamente planejados para lidar com as alterações mais comuns em texto de curso e arquivos de questões. Por finalidade de segurança, alterações produzem efeito após editor ou coordenador da PEOI verificarem que os arquivos modificados não foram inadvertidamente danificados. Falando de modo geral, os procedimentos asseguram que os arquivos são salvos no formato que satisfaz os requisitos do sistema, mas não há necessidade de arriscar a segurança por causa de pressa, e verificação é uma proteção adequada. Naturalmente, apenas um autor registrado da PEOI e membro do corpo docente pode utilizar estes procedimentos. Cada um dos procedimentos contém uma "Tabela do Estado do Trabalho" que mostra
- o progresso feito em cada arquivo de capitulo (usando códigos de cores),
- o número ID (de identificação) do membro da equipe que trabalhou por ultimo naquele arquivo, e
- outras estatisticas sobre arquivos de curso (tamanho, ligações (links), percentagem de conclusão).
No final de uma tela de procedimento, diretrizes sobre como usar o procedimento são fornecidas.

Propor curso

O processo de criar um curso não começa com a escrita do conteúdo do curso, mas com a introdução de toda a informação necessária sobre o curso no banco de dados de curso da PEOI. Isto é feito no procedimento "Propor Curso" para o qual os componentes são apresentados abaixo. Um pouco da informação é utilizada para criar e controlar a estrutura de arquivos de curso. Uma outra parte da informação é planejada para estudantes em sua seleção de cursos em que se matricular.
A informação essencial é:
- titulo de curso
- código de curso
- disciplina
- nome de diretório
- nome de arquivos texto
- nome de bancos de dados de questões de teste
- número de capitulos
- se o curso terá uma página por capitulo (isto é, curso introdutório), ou seções e subseções em cada capitulo (isto é, curso profissional).
Em adição, a lingua na qual o curso é escrito e o nome do colaborador que propôs o curso, são automáticamente introduzidos (mas podem ser mudados).

A pessoa que é mais provável que proponha um curso é o reitor do programa de estudo em que o curso será incluido. O reitor pode também designar um autor para o curso. Mais frequentemente autores juntam-se a um grupo ou projeto para o desenvolvimento de um curso, ou escolhem tarefas no procedimento "Minha seleção de tarefas". Em qualquer caso, os nomes de todos os autores devem ser listados na seção do curso "Sobre autores", e estar presentes na declaração de direito autoral na página para que eles colaboraram.

Listar capítulos

Para colocar conteúdo de curso em arquivos de curso, os arquivos de curso devem existir:: este é o propósito do procedimento "Listar capitulos". O primeiro passo é introduzir os titulos do capitulo. Se o curso foi especificado como profissional, com seções e subseções, marcas de verificação devem ser colocadas para todas as seções e subseções necessárias, depois os titulos destas seções e subseções. Depois disso, marcas de verificação devem ser colocadas para todas as seções auxiliares necessárias: tarefas, listas de leitura, apêndices, comentários e questões de revisão. Uma vez que todas as marcas de verificação e titulos estejam colocadas, o botão "Salvar" deve ser clicado para manter um registro permanente da estrutura do curso. O último passo é clicar no botão "Configurar estrutura de arquivos": isso criará todos os arquivos e bancos de dados do curso em que o conteúdo pode ser colocado mais tarde.

Este procedimento "Listar capítulos" também permite adicionar novos capitulos ou seções a uma estrutura de arquivos de curso existente. Se uma estrutura de arquivos de curso ficar corrompida, ela pode ser restabelecida automaticamente a partir dos arquivos existentes, com este procedimento.

Porque o preenchimento do formulário onde todos os títulos devem ir em "Listar capítulos" é bastante tênue e sujeito a erros, a lista de títulos pode ser importada de antemão em "Carregar documento". Em seguida, o nome do documento aparece no formulário, e clicando em "Importar" faz com que a tela volte com o formulário preenchido. Isto é explicado na parte inferior das diretrizes, onde o formato a utilizar para as listas de títulos é também apresentado.

Trabalhando em conteúdo de curso

O desenvolvimento de conteúdo de curso é feito com procedimentos projetados para manipular os arquivos diferentes esboçados previamente:
- "Inserir em página de curso",
- "Importar rtf",
- "Importar pdf"
- "Importar html",
- "Editar texto HTML",
- "Editar casos",
- "Resumir conceitos",
- "Criar questões",
- "Editar questões",
- "Carregar imagens",
- "Carregar áudio",
- "Carregar documento",
- "Criar discussão em classe",
- "Listar leituras".
Cada um destes procedimentos contém diretrizes que o autor, editor e tradutor deveria ler cuidadosamente. É importante notificar a PEOI prontamente se um problema ocorre, para que ele possa ser ajustado, sem demora. Os procedimentos foram modificados muitas vezes no passado recente, e é provável que sejam ainda melhorados no futuro. Cada vez que uma alteração é feita, um risco está presente de que a modificação não seja totalmente depurada. Todos os usuários dos procedimentos são convidados a cooperar informando sobre problemas e fazendo sugestões para melhoria, para que os procedimentos sejam tão eficientes e úteis quanto possível.

 

 Próximo: Editando arquivos texto