Tipos de arquivos

Há seis tipos básicos de arquivos de cursos para cursos da PEOI. Os seis tipos são

  1. arquivos texto de material de curso, que incluem
    1. capítulos,
    2. seções de capítulos com uma seção "Introdução" automaticamente presente no início de cada capítulo,
    3. subseções de capítulos,
    4. tarefas para cada capítulo,
    5. leituras (que incluem referências, citações, links de internet e outras bibliografias) para cada capítulo,
    6. apêndices para cada capítulo,
    7. resumo de conceitos para cada capítulo,
    8. questões de revisão para cada capítulo,
    9. comentários para cada capítulo;

  2. arquivos de conteúdo que identifiquem e liguem todos os outros arquivos; esses arquivos de conteúdo aparecem no lado esquerdo de todos os arquivos texto de cursos e ajudam estudantes a navegar através de material de texto de curso;
  3. casos, projetos de trabalho de laboratório, tabelas de dados empíricos, resultados de pesquisas e materiais auxiliares similares;
  4. tópicos de fóruns de discussões em classe, questões de estudantes e anotações de estudantes;
  5. bancos de dados de questões de teste;
  6. índices e listas de imagens, segmentos de áudio, arquivos de vídeo, casos, documentos, recursos, leituras, tabelas ou termos técnicos.

A maioria destes são descritos mais adiante, e métodos de acessar os arquivos são explicados abaixo. Os três primeiros grupos são páginas HTML, e os próximos três são principalmente textos em bancos de dados (SQL). Cursos de revisão podem conter umas poucas centenas de arquivos. Cursos profissionais têm mais de mil arquivos.

Material de Apoio

Além disso, arquivos de material de curso podem conter imagens, áudio ou videoclipes, ou outros materiais de suporte, todos os quais são altamente desejáveis. Estes são localizados numa pasta de recursos de cursos separada. Esforços são feitos para se manter o tamanho de todos arquivos pequeno o suficiente para que eles carreguem rapidamente. Isso também permite a usuários encontrar e acessar a informação desejada rapidamente. Por sua vez, isto explica a presença de um grande número de arquivos, e a necessidade de manter controle de conteúdos de arquivo com os arquivos de conteúdos e trabalho realizado neles.(veja o sistema de gestão de tarefa da PEOI esboçado mais adiante).

Identificações (Tags) de Âncora

Uma característica importante de conteúdo de curso da PEOI é que palavras chaves e conceitos são ligados por entre arquivos e bancos de dados. Isso permite flexibilidade na aprendizagem de estudantes e oferece informação essencial justamente quando necessário, tal como no caso em que uma questão de teste é respondida erroneamente. As ligações são criadas com identificações (tags) de âncora HTML. As identificações (tags) de âncora são na maioria geradas e gerenciadas automaticamente pelos procedimentos da PEOI. Quando novo texto é colocado em arquivos de curso da PEOI, as identificações (tags) de âncora obviamente não estão lá inicialmente, e um dos procedimentos da PEOI deve colocá-las lá, ou o colaborador deve escrever as identificações (tags) ele/ela mesmo (o que pode ser um pouco desafiador se não acostumado com HTML e métodos da PEOI). As identificações (tags) de âncora também definem localizações em arquivos texto.

Com umas poucas excessões, a maioria dos arquivos são menores que 24 KB e mais curtos do que o equivalente de dez páginas digitadas (incluindo todas as identificações (tags) HTML e scripts, mas excluindo imagens, som ou clipes de vídeo). Consequentemente, capítulos de cursos profissionais são divididos em seções e subseções a fim de focar nos objetivos de aprendizagem autónoma e fazer os cursos da PEOI concordantes com SCORM. Arquivos contendo tabelas com dados podem ser especialmente grandes como um resultado do formato requerido HTML. Inserção de imagens, gráficos, aúdio e clipes de vídeo é fortemente recomendada para dar vida ao material e reter atenção do leitor. Eles obviamente precisam de muito espaço. Entretanto, eles não estão fisicamente presentes em arquivos texto, e são acessados como recursos. Procedimentos especiais estão disponiveis para carregar imagem, arquivos de aúdio e vídeo, e para colocar ligações (links) para a imagem carregada ou os arquivos de áudio.

SCORM

SCORM significa Material de Referência de Objetos de Conteúdo Compartilhável. SCORM é o padrão recomendado para aprendizado eletrônico (e-learning). Seu principal objetivo é permitir uma sequência de aprendizado mais fácil, e uma de suas principais recomendações é dividir o conteúdo em objetos de aprendizagem pequenos o suficiente para se lembrar. Todo o conteúdo de curso da PEOI não tem que ser totalmente concordante com SCORM, mas o isolamento de conceitos da PEOI, que os estudantes devem dominar e em que eles são testados para passar no curso da PEOI, é uma ilustração da sua aplicação na PEOI. Também é recomendado dividir os capítulos em seções e subseções tão elegantemente quanto possível.

A seção "Introdução" é também uma característica de aprendizado eletrônico (e-learning) altamente recomendada; ela serve aos seguintes propósitos:

1- ascender o interesse do estudante na matéria com uma questão desafiadora ou anedota,
2- relacionar este capítulo a capítulos anteriores e posteriores,
3- expor os objetivos de aprendizagem do capítulo,
4- listar (e, se necessário, justificar) a quebra do capítulo.

Em alguns cursos é apropriado colocar a conclusão de um capítulo ou mesmo um resumo na seção Introdução. Isto é especialmente verdadeiro quando a essência do capítulo lida com resultados altamente controversos e complexos: indicar a conclusão desde o início, dá ao leitor um senso de direção.

Outros dados de curso

Ao lado dos seis tipos de arquivos de cursos e das imagens ou arquivos de aúdio que os acompanham, registros são mantidos da localização dos arquivos, do progresso feito na sua conclusão e de quem trabalhou neles. O trabalho em cada arquivo é estabelecido como uma ou várias tarefas. A conclusão do curso é entendida como um projeto com suas tarefas constituintes. O sistema de desenvolvimento de curso da PEOI permite planejamento e controle de todas as tarefas em um projeto.

Finalmente, nós não deveríamos esquecer todos os resultados de testes de estudantes e outros trabalhos, e estatísticas que são acumuladas em visitas a páginas de curso e páginas de curso de estudantes e avaliações teste.

 

 Próximo: Métodos de autoria