Conteúdo de corso

Conteúdo de corso completo

O que um curso completo na PEOI deveria conter? Enquanto a resposta, naturalmente, varia consideravelmente dependendo da matéria e disciplina, acredita-se que um curso na PEOI deveria oferecer uma experiência de aprendizado equivalente àquela de um semestre em um curso universitário médio em uma sala de aula, que cobre habitualmente 15 semanas de instrução, ou o mais próximo disso que possível. Em alguns casos, porque os cursos da PEOI podem ligar-se a uma fartura de material na Internet, o volume de leituras será, na realidade, maior do que em um curso lecionado em classe.

Um curso completo deveria ter

  1. - um texto integral tão completo quanto um livro-texto;
  2. - o texto deveria incluir exemplos, casos, exercícios, sumários, questões de revisão, leituras, trabalhos de laboratório, projetos e afins para acomodar diferentes estilos de aprendizagem;
  3. - discussões em classe para cada um dos capítulos;
  4. - uma oportunidade de deixar comentários, fazer perguntas e ler os comentários de outros estudantes;
  5. - avaliação de conhecimento com tarefas, testes no final de cada capítulo, e um exame abrangente no final do curso;
  6. - estatísticas das matrículas do curso na PEOI, notas e conclusão do curso.

Deveria estar claro que este conteúdo de curso não está contido em apenas umas poucas páginas HTML, mas espalha-se em vários bancos de dados e arquivos texto.

Para escrever ou importar

A maioria do conteúdo na PEOI espera-se que seja desenvolvido (ou seja, escrito, atualizado, editado e revisado) por autores da PEOI. Mas algum material pode ser e é importado. Daí a questão surgida sobre o efeito de direitos autorais de tal material. Os cursos da PEOI são de educação aberta. Isso significa que nada na PEOI pode ser restringido por direito autoral. Em outras palavras, o direito autoral é retido pelo autor original (por exemplo, você ou o autor de um artigo), mas o proprietário do direito autoral concede uma licença para a PEOI (comumente conhecida como licença Creative Commons e na PEOI o EMUCL, ou Licença Comum Universal de Material Educacional, que aparece em todas as página de curso) publicar o material para qualquer um usá-lo de qualquer maneira que ele/ela queira (exceto para fins comerciais).

Assim, se qualquer conteúdo é importado para um curso na PEOI, não deve ser restrito por direito autoral: se há proprietário de direito autoral, uma permissão deve ser obtida, e tal permissão é muito raramente dada pela maioria dos editores (exceto por agências governamentais e organizações internacionais tais como WFO, ou Organização Mundial de Alimentos, que deu à PEOI permissão para publicar um de seus folhetos). Mas a permissão é concedida automaticamente se o conteúdo é publicado sob tais licenças como Creative Commons desde que o material seja, em si, material de educação aberta. Se um artigo ou página é propriedade autoral de um periódico ou editora comercial, é contraproducente buscar permissão. Quando a permissão não pode ser presumida, a melhor estratégia é fazer um link (ligação) para o artigo, se online, e/ou dar referência completa para ele, e então explicar em detalhes como e por que aquele artigo é importante ler e conhecer.

Atualizando e melhorando o conteúdo

A PEOI acredita que desenvolvimento contínuo de material de curso é de fundamental importância para ambos, corpo docente e estudantes, fazerem cursos interessantes, desafiadores, competentes e úteis, e para ambos, corpo docente e estudantes, ficarem a par de seu campo profissional e empenharem-se em crescimento pessoal ao longo da vida.

Os procedimentos disponíveis na PEOI são especificamente projetados para fazê-los convenientes para o material de curso ser facilmente atualizado e expandido pelos membros do corpo docente. Como será aparente nos próximos parágrafos, o conhecimento de HTML do corpo docente é mínimo. Todo docente que ensine uma matéria específica pode atuar como autor e fazer mudanças em arquivos de curso. Todas as mudanças em uma página de curso são inicialmente salvas num arquivo temporário. Somente depois que 1) o autor clicou em "Notificar trabalho completo", e 2) o coordenador do projeto ou editor do curso verificou que as mudanças temporárias são justificadas, a página de curso é movida para sua localização permanente para os estudantes verem.

Mudanças nas paginas de curso podem ser feitas em no mínimo três métodos diferentes:
1- correções menores em ortografia, pontuação ou gramática podem ser feitas diretamente na página de curso; da mesma maneira, quaisquer exemplos ou citações adicionais que não afetem a lógica conceitual da página;
2- mudanças que sejam mais significativas deveriam, o mais desejavelmente, ser colocadas numa seção separada designada como "Comentários", para que outros autores possam rever a modificação proposta de uma página de curso antes que ela seja efetivada;
3- mudanças de conceito deveriam, o mais desejavelmente, ser primeiramente discutidas com co-autores e coordenador de projeto por troca de mensagens de email.

 

 Próximo: Tipos de arquivos